Aldeias Históricas


As Aldeias Históricas aqui perto!

Aldeias HistóricasAlmeida

Sede de Concelho, a Vila de Almeida situa-se numa zona planáltica chamada planalto das mesas, a 2,5 Km da margem direita do rio Côa e a cerca de 7 Km da fronteira com Espanha.

O Concelho de Almeida é constituído por 29 Freguesias e apresenta uma riqueza histórico/Patrimonial assinalável. São três os centros históricos: As Aldeias Medievais de Castelo Mendo, Castelo Novo e o centro urbano da Vila de Almeida circunscrito pela sua fortaleza militar de traçado abaluartado.

O concelho é servido pela linha da Beira Alta e pelo IP5. Este itinerário tem dois nós de acesso ao Concelho, sendo um através da Estrada Nacional 324 e o outro em Vilar Formoso.

Castelo Mendo

Situada a Sudoeste do Concelho de Almeida, Castelo Mendo está implantada num maciço planáltico a 756 metros de altitude, a 19 Km da Vila de Almeida.
A Aldeia domina uma paisagem agreste e recortada de vales cavados, sendo circundada a Leste e a Sul pelo Rio Côa.
O principal eixo viário de acesso é a Estrada Nacional 16, sendo também servida pela Linha da Beira Alta (Vilar Formoso).

Castelo Novo

Castelo Novo está situado na meia encosta Leste da Serra da Gardunha, a 703 metros de altitude, entre duas ribeiras na Beira Baixa.
É possível aceder à aldeia através da estrada nacional 18 à qual se liga um ramal pavimentado com cerca de 3 Km. A aldeia é também servida por um apeadeiro (linha da Beira Baixa).

Castelo Rodrigo

Situada nos vastos territórios de Riba Côa, a 10 Km da margem direita do Rio Côa e a 12,5 Km da Raia Espanhola, Castelo Rodrigo está edificada numa colina alta e isolada a 770 metros de altitude.
Encontra-se na confluência das Estradas Nacionais 332 (vinda de Almeida) e 221 (vinda de Pinhel).

Idanha – a – Velha

Idanha – a – Velha está situada a 15 Km da sede do Concelho (Idanha – a – Nova), a 12 Km da aldeia de Monsanto e a cerca de 35 Km da fronteira Espanhola. A aldeia de Idanha –a – Velha ocupa uma área de 4,5 Hectares situada em duas pequenas elevações ladeadas a Sudoeste e a Oeste pelo Rio Pônsul.
Localizada num local de grande beleza natural, é dominada paisagisticamente pela fortaleza de Monsanto.

Linhares da Beira

Linhares da Beira está localizada numa das faldas da Serra da Estrela a cerca de 810 metros de altitude, no Concelho de Celorico da Beira e a 4 Km da estrada Nacional 17 que faz a ligação de Coimbra à Guarda.

Marialva

Marialva situa-se na parte meridional do concelho da Mêda em zona montanhosa e granítica de topografia algo difícil e irregular, descendo até à margem esquerda da ribeira de Marialva.
Constituída por três aglomerados, a Cidadela, o arrabalde e a Devesa; possui actualmente ampla comunicação com o exterior através do troço recém – construído da estrada nacional 324 que liga Marialva à sua sede de concelho, bem como à estrada nacional 102. É por esta estrada que atravessando o concelho de Norte a Sul, se faz a ligação com o Nordeste Transmontano e o Planalto Beirão.
Existe uma fácil acessibilidade a Marialva por via ferroviária através das estações de Celorico da Beira e Vila Franca das Naves. A construção anunciada do IP 2 irá trazer grandes melhorias à acessibilidade a Marialva.

Monsanto

Uma das 17 freguesias do concelho de Idanha – a – Nova, Monsanto ocupa uma área de cerca de 18 Hectares e situa-se a Nordeste do território concelhio na encosta de uma elevação escarpada, atingindo o seu ponto mais alto os 758 metros de altitude.
A deslocação populacional em direcção à planície é registada pela presença de vários lugarejos nas vertentes e sopé da encosta.
Distando cerca de 25 Km da sede de concelho(Idanha – a – Nova), a Monsanto acede-se pela estrada nacional 239 e pela estrada municipal 567.

Piodão

Com implantação em escarpa abrupta e estrutura de malha cerrada e traçado sinuoso, Piodão localiza-se na Serra do Açôr, concelho de Arganil.
O acesso até Piodão é feito pela estrada nacional 17 (estrada da Beira).

Sortelha

Sortelha faz parte da Beira Alta, na zona raiana do concelho do Sabugal.
Situada a 773 metros de altitude, sobre a Serra de S. Cornélio, assenta sobre terrenos graníticos e está integrada numa zona onde se registam as mais baixas alturas (entre os 400 e os 800 metros de altitude) e as encostas com maior declive.
A 12 Km do Sabugal e a 14 Km de Belmonte, chega-se até Sortelha através da estrada que liga Castelo Branco à Guarda.
Textos:
© Região de Turismo da Serra da Estrela

 

Sites a visitar: